sexta-feira, 15 de maio de 2026

Brincar de Brincadeira


✍️ Por: Renilda, +24 anos


Áudio disponibilizado pelo autor:

  • Ah, como era bom ser criança!

  • Brincar de pega- pega
  • Fingir que é cabra cega,
  • E entrar no jogo da velha!

  • Correr de esconde- esconde,
  • Brincar de corre cutia,
  • Virar estátua!
  • E Viver a fantasia!

  • Não existe coisa mais legal,
  • Ganhar do vovô no jogo do pião!
  • Ser craque no jogo;
  • Fazer o danado girar na mão!

  • Brincar de brincadeira não exige muito;
  • Um papel vira uma pipa ou um barco pra passear;
  • É só esperar o vento ou a chuva
  • E começar a brincar!

  • Duro ou mole e pula corda;
  • Jogo da forca, queimada ou balão;
  • Não importa a brincadeira
  • Vale a diversão !

  • Já brinquei de casamento oculto;
  • Aposto que já ouviu falar;
  • É do tempo da vovó,
  • Foi ela que me ensinou brincar!

  • Pulei amarelinha e joguei bola de gude;
  • Passei anel e cantei ciranda;
  • Fiz a dança das cadeiras
  • E ouvi histórias na varanda!

  • Ah, como era bom ser criança!

  • Ter uma infância brincada
  • Nada mais gostoso de lembrar!
  • Sinto pela infância de hoje
  • Que passa o tempo sem brincar!

  • Brincar de brincadeira,
  • Correr descalça, brincar na terra;
  • Tomar banho de rio
  • Sem perceber que o dia se encerra!

  • Ah, como era bom ser criança!
  • Que saudade de brincar!
  • Sinto pela infância informatizada,
  • A geração do sofá!

Idioma: Português (Brasil)

Sobre o poema: "Quando escrevi esse poema, trabalhava com crianças e percebia o quanto o brincar vinha se distanciando das crianças. A maioria não conhecia as brincadeiras com as quais brinquei. Algumas, nem mesmo conheciam histórias de contos de fadas, só sabiam das coisas dos jogos eletrônicos. Fiz o poema para chamar atenção mesmo. Para resgatar as brincadeiras ao ar livre, trazer o movimento de volta para a vida das crianças. "

14 comentários:

  1. Brincadeira perfeita 👏👏👏
    Bom fim-de-semana 😘

    ResponderEliminar
  2. Como eram divertidas as nossas brincadeiras de criança. Hoje, desde muito cedo o que lhes interessa, são os telemóveis e outros equipamentos similares.
    Magnifico poema!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Belo, Renilda!
    O teu poema é vivo porque vivido. Parabéns pelo teu trabalho.
    Ao Olavo a minha gratidão pelo trabalho de investigação que resulta em bons Poema.

    Abraço,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Olavo
    Lindo o poema de Renilda! Brinquei muito na infância. Obrigada por recordar esses momentos maravilhosos. Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Excelente poema e colocação da temática brincar. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Bonito poema, Renilda! Precisamos realmente resgatar essas brincadeiras, ensinar às crianças de hoje que há muito brincadeira boa pra além dos eletrônicos.

    Abraços, Olavo.

    ResponderEliminar
  7. Como era bom ser criança...
    Um magnífico poema, parabéns à autora.
    Boa semana caro amigo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Que lindo,! brincar de brincadeira.na minha infância brinquei muito, de roda, pula cordas, pêra, uva, maçã.como gosto de lembrar! Embaixo das árvores, fazia comidinha, corria o dia todo.nao vião tempo passar.

    ResponderEliminar
  9. Muito bom este poema!
    Para além de ter felizes lembranças, chama a atenção para estas brincadeira que se vão, infelizmente, perdendo.
    Parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Renilda, você desbloqueou as minhas memórias da infância, eu sou desse tempo em que as crianças ainda brincavam de verdade!! Pega-Pega, pular corda e amarelinha.. .Que coisa mais linda!! No meu tempo também tinha a brincadeira de pular elástico, será que você também vivenciou esse momento?
    Obrigada Olavo por trazer tanta beleza, por captar tanta nostalgia!!
    Beijos e uma semana maravilhosa! :)))

    ResponderEliminar
  11. Olá, Renilda, que lindo poema, também lembrei
    da amarelinha, pular corda, virar estátua... nós tivemos infância, e isso foi maravilhoso! 😅👏
    Gostei muito de ler esse poema!
    Uma feliz semana pra você e o querida amigo Olavo!

    ResponderEliminar
  12. Como é bom Renilda lembrar das brincadeiras e destas que citou em seu poema brinquei de quase todas. Muito importante brincar é coisa séria. Parabéns

    ResponderEliminar
  13. brincadeira que ficam para sempre na nossa memória.
    gostei!
    bom fim-de-semana.
    :)

    ResponderEliminar

ℹ️ Tem que estar ligado à sua conta Google para conseguir comentar.

ℹ️ Apenas serão publicados comentários relacionados com o poema.

💬 MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO! 🤗

🔄 Leituras que lhe poderão interessar:





Contribua com o seu donativo
📞 [+351 924 336 913]
Clique aqui para mais informações

Ajude-nos a fomentar o gosto das crianças pela poesia! É fundamental continuar a haver condições para desenvolvermos este projeto. Qualquer valor é bem-vindo. Agradecemos imenso o seu ato de generosidade! 🤗

Para leitores de Portugal, transferência via MB WAY.

Para leitores do Brasil e resto do mundo, via WISE.

Em alternativa, pode doar via PayPal ou Cartão de Crédito através da DONORBOX. Pode envolver taxas ligeiramente superiores.