✍️ Por: Renilda, +24 anos
Áudio disponibilizado pelo autor:
- Ah, como era bom ser criança!
- Brincar de pega- pega
- Fingir que é cabra cega,
- E entrar no jogo da velha!
- Correr de esconde- esconde,
- Brincar de corre cutia,
- Virar estátua!
- E Viver a fantasia!
- Não existe coisa mais legal,
- Ganhar do vovô no jogo do pião!
- Ser craque no jogo;
- Fazer o danado girar na mão!
- Brincar de brincadeira não exige muito;
- Um papel vira uma pipa ou um barco pra passear;
- É só esperar o vento ou a chuva
- E começar a brincar!
- Duro ou mole e pula corda;
- Jogo da forca, queimada ou balão;
- Não importa a brincadeira
- Vale a diversão !
- Já brinquei de casamento oculto;
- Aposto que já ouviu falar;
- É do tempo da vovó,
- Foi ela que me ensinou brincar!
- Pulei amarelinha e joguei bola de gude;
- Passei anel e cantei ciranda;
- Fiz a dança das cadeiras
- E ouvi histórias na varanda!
- Ah, como era bom ser criança!
- Ter uma infância brincada
- Nada mais gostoso de lembrar!
- Sinto pela infância de hoje
- Que passa o tempo sem brincar!
- Brincar de brincadeira,
- Correr descalça, brincar na terra;
- Tomar banho de rio
- Sem perceber que o dia se encerra!
- Ah, como era bom ser criança!
- Que saudade de brincar!
- Sinto pela infância informatizada,
- A geração do sofá!
Idioma: Português (Brasil)
Sobre o poema: "Quando escrevi esse poema, trabalhava com crianças e percebia o quanto o brincar vinha se distanciando das crianças. A maioria não conhecia as brincadeiras com as quais brinquei. Algumas, nem mesmo conheciam histórias de contos de fadas, só sabiam das coisas dos jogos eletrônicos. Fiz o poema para chamar atenção mesmo. Para resgatar as brincadeiras ao ar livre, trazer o movimento de volta para a vida das crianças. "

Para leitores de Portugal, transferência via
Para leitores do Brasil e resto do mundo, via

Brincadeira perfeita 👏👏👏
ResponderEliminarBom fim-de-semana 😘
Como eram divertidas as nossas brincadeiras de criança. Hoje, desde muito cedo o que lhes interessa, são os telemóveis e outros equipamentos similares.
ResponderEliminarMagnifico poema!
Beijinhos
Belo, Renilda!
ResponderEliminarO teu poema é vivo porque vivido. Parabéns pelo teu trabalho.
Ao Olavo a minha gratidão pelo trabalho de investigação que resulta em bons Poema.
Abraço,
SOL da Esteva
Bom dia, Olavo
ResponderEliminarLindo o poema de Renilda! Brinquei muito na infância. Obrigada por recordar esses momentos maravilhosos. Um forte abraço.
Excelente poema e colocação da temática brincar. Parabéns!
ResponderEliminarBonito poema, Renilda! Precisamos realmente resgatar essas brincadeiras, ensinar às crianças de hoje que há muito brincadeira boa pra além dos eletrônicos.
ResponderEliminarAbraços, Olavo.
Como era bom ser criança...
ResponderEliminarUm magnífico poema, parabéns à autora.
Boa semana caro amigo.
Um abraço.
Que lindo,! brincar de brincadeira.na minha infância brinquei muito, de roda, pula cordas, pêra, uva, maçã.como gosto de lembrar! Embaixo das árvores, fazia comidinha, corria o dia todo.nao vião tempo passar.
ResponderEliminarMuito bom este poema!
ResponderEliminarPara além de ter felizes lembranças, chama a atenção para estas brincadeira que se vão, infelizmente, perdendo.
Parabéns!
Beijinhos.
Belo poema! Parabéns.
ResponderEliminarRenilda, você desbloqueou as minhas memórias da infância, eu sou desse tempo em que as crianças ainda brincavam de verdade!! Pega-Pega, pular corda e amarelinha.. .Que coisa mais linda!! No meu tempo também tinha a brincadeira de pular elástico, será que você também vivenciou esse momento?
ResponderEliminarObrigada Olavo por trazer tanta beleza, por captar tanta nostalgia!!
Beijos e uma semana maravilhosa! :)))
Olá, Renilda, que lindo poema, também lembrei
ResponderEliminarda amarelinha, pular corda, virar estátua... nós tivemos infância, e isso foi maravilhoso! 😅👏
Gostei muito de ler esse poema!
Uma feliz semana pra você e o querida amigo Olavo!
Como é bom Renilda lembrar das brincadeiras e destas que citou em seu poema brinquei de quase todas. Muito importante brincar é coisa séria. Parabéns
ResponderEliminarbrincadeira que ficam para sempre na nossa memória.
ResponderEliminargostei!
bom fim-de-semana.
:)