segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Bichos Remadores


Áudio disponibilizado pelo autor:

  • Bem-vindos, bem vindos… malta.
  • Apresento-vos os bichos mais altamente de sempre!
  • Uuuu, se é coisa que me exalta…
  • Cientista, coloca-te na linha da frente!

  • Hum, hum…

  • Estava eu junto à piscina,
  • Quando vejo algo a se movimentar…
  • Aproximo-me com ar traquina,
  • Acabando por me encantar.

  • Uns bichos que pareciam ter remos,
  • Caçavam insetos de forma espetacular.
  • Deixando-me muito curioso,
  • E com vontade de os estudar!

  • Mas como eles haveriam aparecido ali?
  • Perguntava eu…
  • Nunca vi estes bichos em lado nenhum.
  • Constava eu…
  • Devem ser uma espécie única da minha piscina!
  • Raciocinava eu…
  • Tenho que os proteger para evitar a sua extinção!
  • Calculava eu…

  • Ahh…

  • Então lá ia eu…
  • No início de todos os verões…
  • Retirá-los para dentro de um alguidar.

  • O trabalhão que deu…
  • Em todos os serões,
  • Arranjar insetos para os alimentar.

  • Batizei-os de “Bichos Remadores”.
  • Guardando-os, à espera dos amadores…
  • Dos investigadores.
  • Mas leitores…

  • Sabem o que é engraçado no meio disto tudo?
  • É que mais tarde descobri que estes bichos conseguem voar!
  • Não são uma espécie rara, nem única da minha piscina.
  • Simplesmente foram lá parar! 😂

  • Ahahaha

  • E quando me perguntavam se queria ser cientista,
  • A minha resposta era que não. Não queria.
  • Já tinha esta conquista,
  • E mais já seria em demasia!

Idioma: Português

Sobre o poema: "Poema em memória aos meus tempos de “cientista” quando andava na escola primária. Levava muito a sério o que aprendia nas aulas e transportava para a minha realidade (piscina 🤣). Nota: O nome científico dos 'Bichos Remadores' é 'Notonectidae'. Eu costumava batizá-los de: 'Aranhas de Água', uma vez que era como se eles utilizassem a água como teia para 'aprisionar' os insetos. Espero que tenham gostado do poema! 🙏🏻"

A autobiografia do autor: Clique aqui

Poema da autoria de:
📝 Olavo Marques 📝

3 comentários:

  1. Quando crianças somos sempre um pouco cientistas. Maravilhoso poema.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o teu poema! Está muito criativo e divertido! Gostei muito! 😍 Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  3. hahaha, muito divertido, fui lendo e imaginando a cena, uns quantos bichinhos destes na piscina! Eu sairia correndo, ou melhor, nadando de medo!
    Mas criança é assim mesmo, muito curiosas! Um pouco de cientistas, sim. Lembro que virei cientista das formigas, aliás, de uma formigonas!
    Queria estudar o bicho, o porquê faziam aqueles enormes formigueiros, e também a sua sociabilidade com as outras formigonas, a tal da rainha!
    Gostei muito de ler essa história em forma de poema!
    Uma feliz semana, Olavo!
    Beijo, amigo!

    ResponderEliminar

🔸 Tem que comentar ligado à sua conta Google para poder aparecer na lista dos que mais participam.

🔸 Apenas serão publicados comentários relacionados com o poema.

MUITO OBRIGADO! 😊

Seguinte







| Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar o administrador. Obrigado! 💗 |