segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Euro 2016


Áudio disponibilizado pelo autor:

  • “Oh Pai, esta não nos vai escapar!
  • Ouve! Regista o que te digo…”
  • “Oh filho, não vai nada ganhar…
  • Queres apostar 10 euros comigo?”.

  • “Pai, fica apostado…
  • Depois não fiques é desanimado…”

  • “Ah, Portugal tem lá equipa pra ganhar a taça…
  • Andas cá com uma graça…”

  • (Pausa)

  • E a verdade é que, jogando bem ou mal,
  • Portugal foi ultrapassando os diversos adversários.
  • Conseguimos chegar até à final
  • Deixando a Europa sem comentários!

  • E eu nem sei onde fui arranjar tanta certeza.
  • Era muita esperança num só olhar.
  • Como era grande tal proeza,
  • De contra a França a final disputar!

  • (Pausa)

  • Dia 10 de Julho do ano de 2016,
  • A tão esperada final…
  • Diziam eles que éramos acessíveis…
  • “Vós ides é passar mal!”

  • Sentia-me tão nervoso,
  • Com o jogo ali prestes a começar.
  • Pressentia algo grandioso!
  • “Força Portugal, vamos acreditar!”

  • Bandeiras e cachecóis no ar.
  • Mãos no peito, atenção! O Hino vai tocar.
  • Ai, como é tanto o que sinto…
  • “Contra os canhões marchar, marchar!”

  • “O hino termina, grita-se por Portugal.
  • Vamos equipa, vence esta final!”

  • "Já rola a bola e o jogo começa!"
  • E eu ali, de coração aos pulinhos.
  • “Anda… vamos… mais depressa!”
  • O meu nervosismo na flor dos 18 aninhos!

  • "E lá vai Éder… e já está lá dentro!"
  • “Portugal está na frente
  • Com um pontapé violento!”

  • "Toma lá França! Por esta é que não esperavas!
  • Lesionaram o Ronaldo, 
  • Agora vão lá plantar favas!"

  • “O árbitro apita e o jogo acabou!”
  • Estou tão emocionado,
  • "Não queiram ver como é que tou!"

  • Uma alegria infindável,
  • Uma gigante emoção,
  • Mas que orgulho enorme,
  • De ver Portugal campeão!

  • (Pausa)

  • SPLASH! Um mergulho na piscina!
  • Eram 10 da noite…
  • Mas alguém imagina?

  • Impossível não recordar.
  • Lembro-me… era a loucura total!
  • Eu e a minha família, na piscina, 
  • Na parvoíce, a perder o racional…

  • Mas faz tudo parte da história,
  • De uma vitória,
  • Que ficará para sempre imortal.
  • Não me sairá da memória,
  • A trajetória,
  • Daquele pontapé sensacional.

Idioma: Português

Sobre o poema: "Um dia que me marcou muito a adolescência. Vibrei com cada jogo que a seleção disputou, acreditando sempre do início ao fim. Uma seleção que todos diziam que era fraca mas a verdade é que, com muita crença, fomos lá e conquistámos o que já devíamos ter conquistado em 2004.

Dei também uma lição ao meu pai, que dizia afincadamente que não tínhamos hipóteses! Era difícil mas não impossível! Pronto... lá teve que me dar os 10 euros, ehehe! 😄"

A autobiografia do autor: Clique aqui

Poema da autoria de:
📝 Olavo Marques 📝

11 comentários:

  1. UAU!! Sensacional este poema Olavo! Ele até merecia ser o hino da seleção nacional!!!! Parabéns! Gostei mesmo muito!!👏👏👏👏😃

    ResponderEliminar
  2. rsssss, todos os torcedores são iguais, meu filho que o diga, é igualzinho a você!
    Muito bom quando se gosta, se ama uma coisa saudável como é o esporte e o time do coração!
    😂😂Uma feliz semana, querido amigo, muita paz! Ficou lindo o poema.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que bonita declaração de amor ao seu time, à sua seleção! É uma emoção que já não sinto, mas invejo nas outras pessoas. Essa canção registra um momento de puro deleite e comemoração. Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Lindo poema. quem gosta de esporte vibra mesmo, e vai de pais para filhos, rs, Só é ruim quando se torna uma competição com agressões. Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Ohhh, amigo! hiper super adorei esse poema em memoria de um momento magico na Eurocopa 2016!
    eu nao entendo nada de futebol mas sei que ele significa muito para muitas pessoas e sua emocao chegam ate mim nesta poesia!
    Abraco grande y bjs

    ResponderEliminar
  6. Quanta emoção nas palavras deste vibrante e fantástico poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como os jogos do nosso País nos emociona Olavo.
    Aqui no Brasil também passamos por isso quando foms campeões , e muito bom ver a torcida vibrando.
    Gostei do poema_ muitobom !
    Fica o abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá, Olavo!
    Gosta mesmo de futebol.
    Que poema tão entusiasta e até com humor!
    E lá ganhou dez euros, para além de um mergulho na piscina , já de noite.
    Eu não sou adepta de futebol e este acontecimento passou-me ao lado. Lamento!
    Declama com muita alegria e sabe dar ênfase onde deve dar. Parabéns!
    Beijinhos e resto de boa semana.

    ResponderEliminar
  9. UAU Olavo...que maravilha!
    Bom fim-de-semana 😘

    ResponderEliminar
  10. Interessante e bonito essa homenagem ao futebol

    ResponderEliminar
  11. De como não jogando bem se é capaz de ser campeão... Mas soube bem, porque a França estava a merecê-las...
    Gostei de recordar este episódio através das suas palavras.
    Boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar

🔸 Tem que comentar ligado à sua conta Google para poder aparecer na lista dos que mais participam.

🔸 Apenas serão publicados comentários relacionados com o poema.

MUITO OBRIGADO! 😊

Anterior Seguinte







| Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar o administrador. Obrigado! 💗 |