quarta-feira, 4 de setembro de 2024

A Batalha da Mijarota




  • Eu era um miúdo normal
  • Com a minha vida habitual
  • Mas os outros garotos
  • Eram marotos
  • Mostraram-me um tutorial:

  • Garrafa.
  • Tampa. Furo.
  • Enche com água
  • Que estafa! Trabalho duro.

  • Prestaste atenção?
  • Tomaste nota?
  • Chamamos a esta invenção de...
  • Mijarota!

  • Vamos jogar?

  • - Prepara-te prá derrota
  • - Parece Aljubarrota
  • - Cambalhota
  • - Bonita pirueta, acrobata
  • - Obrigado, a minha habilidade é inata

  • Ei, não faças batota!
  • - Hah, isso é uma anedota
  • Isto é janota
  • Suscita o atleta, o primata dentro de mim
  • - Terás apenas medalha de prata, pois sim

  • - A minha pontaria é exata
  • É direta, infinita
  • - Tens cá uma lata
  • A minha vai em linha reta, acredita

  • És alvo de chacota
  • Até dou uma risota
  • - Volta prá casota
  • AHHH SEU IDIOT-

  • Juro que era um miúdo normal
  • Mas este jogo era radical
  • E então nós garotos
  • Já todos rotos
  • Anunciávamos o final.

  • E até quando já for cota
  • E a época for remota
  • Estará sempre na minha memória
  • Esta grandiosa história 
  • Que é a da mijarota.


Idioma: Português

Sobre o poema: "Este é um poema sobre uma brincadeira da nossa infância, as mijarotas, em que eu, o meu irmão, e os meus primos nos molhávamos uns aos outros! No entanto, não podia deixar de ser compositor e decidi, de forma muito lúdica, unir estas estrofes a uns acordes tocados por mim no piano, bem como um beat que vinha lá pré-definido.

Espero que gostem, tanto como eu gostei de fazer esta viagem à minha infância, e a esta brincadeira que tanto associo às visitas que nós fazíamos à minha avó Maria, que, se não me falha a memória, foi ela mesma a cunhar este jogo de "Mijarotas"! Foi precisamente em casa dela que fizemos, cheios de nostalgia, as gravações da nossa batalha para este vídeo, com a ajuda da Ana, que maravilhosamente se disponibilizou para ser operadora de câmara."

A autobiografia do autor: Clique aqui

Poema da autoria de:
📝 Eduardo Marques 📝

20 comentários:

  1. Este é o poema mais lindo e divertido que já li!! Muito muito bom!!! A encenação que vocês fizeram está genial, assim como a edição do vídeo. Parabéns Eduardo! Parabéns Olavo 😍😍 👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  2. Adorei o poema bem estruturado e inspirado nessa brincaxdeira! E esse nome?Mijarota? Espero o líquido fosse água,rs....abraços, chica

    ResponderEliminar
  3. Ena, que brilharete! Desconheço o jogo batizado pela avó Maria, mas tem montes de piada.
    Parabéns a ambos, e finalmente, um poema feito por portugueses. Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  4. Olá, belo poema, gostei muitíssimo, e não conhecia esse nome, rssss. No início pensei que fosse outra coisa, não água! Mijarotas...rss
    Abraços e felizes dias pela frente!

    ResponderEliminar
  5. Kkkkk...muito legal e divertido este poema. Ainda bem que a mijarota é feita com água.
    (´▽`ʃ♡ƪ) Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Olavo, tudo bem?
    Interessante o seu blog, ainda não tinha lido um com tal finalidade voltado para poemas dos "miúdos" como vocês dizem aí em Portugal.

    Já brinquei sim de "mijarota" mas aqui no Brasil não sei qual é o nome que se dá, cada Estado chama de forma diferente.

    E obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  7. Muito engraçado e bem construído. Parabéns. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, Olavo
    Brincadeira muito divertida, esses momentos da infância são inesqueciveis, parabéns Eduardo pelo lindo poema, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  9. Interessante ! Seriam apelidos que ganhamos na infancia e nos acompanham até a velhice

    ResponderEliminar
  10. Que bom!
    Sempre bom lembrar das brincadeiras de infância
    E sua canção ficou legal
    Boa Noite 🌙
    Bom final de semana
    Gratidão pela visita

    ResponderEliminar
  11. UAU...que giro!
    Nunca tinha ouvido falar!
    👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  12. Poema descritivo dos jogos tradicionais dos pequenos jovens.
    Parabéns ao Autor e ao Olavo pela partilha que faz.



    Abraço,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  13. Tempos e brincadeiras de criança que ficam na memória para sempre.
    Lindo poema ❤️
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tanto o poema como o vídeo são muito divertidos. Parabéns aos autores.
    Boa semana caro amigo Olavo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde
    Um poema muito divertido assim como o video.
    Tempos de criança e suas brincadeiras que ficam para sempre.
    Gostei!
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  16. Um poema brilhante que retrata a infância da forma mais divertida que já li!!
    O sotaque português é uma graça!!
    Como é maravilhoso o retorno à infância!!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar

🔸 Tem que comentar ligado à sua conta Google para poder aparecer na lista dos que mais participam.

🔸 Apenas serão publicados comentários relacionados com o poema.

MUITO OBRIGADO! 😊

Anterior Seguinte







| Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar o administrador. Obrigado! 💗 |